Como Dormir Bem

Dicas importantes pra você. Confira!

Dormir bem é uma necessidade orgânica de todas as pessoas, sendo o pré-requisito básico para ter um dia com disposição e energia para as atividades diárias.

Quem sofre de insônia, por exemplo, vai acordar cansado e sem vontade de ir para o trabalho ou estudar. Por isso, quem sofre com os distúrbios do sono deve aprender como dormir bem.

Confira a seguir algumas dicas para dormir bem, e que são essenciais para enfrentar um dia cheio de compromissos.

Travesseiros – Um dos principais responsáveis por uma pessoa dormir bem é o travesseiro.

Como a melhor posição para evitar a insônia é dormir de lado, pois permite um melhor posicionamento da coluna e dos músculos, o ideal é um travesseiro que tenha uma altura igual à distância entre a parte externa do braço e o pescoço.

Ou seja, uma das principais dicas para dormir bem é que o travesseiro se encaixe ao pescoço, mas sem que este fique mais alto do que o restante do corpo.

Porém, quem prefere dormir de barriga para cima, deve ter um travesseiro ainda mais baixo, que se encaixe entre a nuca e o pescoço.

Outro cuidado em relação ao travesseiro é trocá-lo a cada dois anos. Os mais indicados são os que demoram mais para se deformar, ou seja, que possuem mais firmeza, com espumas mais resistentes.

A respeito do tamanho, são aconselháveis os travesseiros mais largos, que dificilmente vão sair da cabeça da pessoa, por mais que ela se vire na cama.

Posição do corpo – Para dormir bem é importante atentar para a posição do corpo. Assim como a melhor posição é de lado e dormir com a barriga para cima é aceitável, a posição de bruços deve ser evitada.

Nesta postura, as regiões lombar e torácica ficam prejudicadas porque o rosto fica afundado no travesseiro. Dormindo de barriga para baixo, a pessoa acorda com o corpo dolorido.

Hábitos – Alguns detalhes podem fazer a diferença na qualidade do sono de uma pessoa e evitar que ela passe horas em claro, na cama, sofrendo de insônia.

Uma dica para evitar isso é relaxar antes de ir para a cama dormir. Por mais cansada que a pessoa esteja quando chega do trabalho, por exemplo, não é apropriado ela deitar logo em seguida. O melhor é tomar um banho morno antes.

Além do banho, é indicado também beber um chá. Mas fique atento: não pode ser qualquer um, como o chá verde ou preto, que são ricos em cafeína.

As ervas mais indicadas para fazer um chá antes de dormir são as relaxantes, como melissa ou camomila. Quem faz exercícios físicos também não deve praticá-los com muita intensidade próximo a hora de dormir.

O recomendado é que sejam realizados, ao menos, quatro horas antes da pessoa dormir, para que o corpo já esteja bastante relaxado.

Outra bebida que pode ser ingerida é o leite. Um copo de leite antes de dormir ajuda a ter um sono tranquilo, porque ele conta com a substância triptofano, precursor da serotonina, um neurotransmissor que está ligado ao relaxamento.

A concentração desta substância no alimento é pequena, mas suficiente para ajudar no relaxamento do corpo.

Outro hábito que as pessoas têm e que prejudicam muito as horas de sono é dormir com a televisão, o computador ou as luzes acessas.

Além do barulho e da iluminação desses aparelhos incomodar, vai haver um atraso na produção das substâncias que agem enquanto a pessoa dorme.

O que também pode prejudicar uma boa noite de sono é se alimentar em demasia antes de dormir. O ideal é fazer refeições leves, com legumes ou frutas.

Alguns alimentos, como arroz, batata, soja e aveia também caem bem à noite. Se for uma noite fria, uma sopa de legumes é a melhor pedida.

As carnes, por exemplo, não são propícias para uma refeição noturna, porque a sua proteína ativa o sistema nervoso simpático, que é responsável por deixar o corpo alerta, com maior descarga de adrenalina.

Assim como a carne, o álcool também não é o melhor a se ingerir antes de dormir. Por mais que a bebida dê uma relaxada no corpo, ela afrouxa as estruturas da região da faringe, o que compromete a respiração.

Como resultado, a pessoa pode roncar, atrapalhando as fases do sono. Por fim, uma dica também de grande valor é o número de horas dormidas. Um adulto deve dormir, no mínimo, sete horas por noite.

Jéssica Gabriele

Jéssica Gabriele

Fundadora, editora e gerente da Colchaoboxcasal.com.br, especializada em colchões, marketing de conteúdo e mídia social relacionados a colchões e qualidade do sono.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Últimas Postagens