Distúrbios do Sono

Saiba todos agora!

Nem sempre as pessoas conseguem dormir bem e, nem sempre, a causa é apenas o colchão ou o travesseiro inadequado.

Muitas vezes, são as chamadas doenças do sono que podem estar impedindo a pessoa de descansar durante a noite. São muitos os distúrbios do sono existentes, sendo que os mais comuns são:

  • apneia
  • sonambulismo
  • bruxismo
  • jet lag

Além destes, há também os problemas do sono em crianças que podem ocorrer devido à ausência de uma rotina em suas vidas.

Algumas doenças do sono

As doenças do sono se manifestam através de diferentes sintomas. Por isso, conhecê-los e reconhecê-los é o primeiro passo para identificar os distúrbios do sono e iniciar um tratamento eficiente.

Seguem algumas das doenças do sono mais comuns e seus sintomas.

Apneia do sono

Apneia quer dizer “parada da respiração”, sendo fácil identificar quando uma pessoa está com este problema.

Este distúrbio do sono faz com que a pessoa sofra repetidas e breves interrupções da respiração durante o sono.

As apneias têm como causa as obstruções transitórias da passagem do ar pela garganta, as quais duram, em média, 10 segundos.

Mas, para diagnosticar uma pessoa com a doença da apneia do sono, é necessário que aconteçam apneias com frequência maior que cinco vezes em uma hora de sono.

Esse distúrbio costuma ser mais frequente em homens, mas mulheres também podem sofrer desta doença. Além das paradas respiratórias, é possível identificar uma pessoa com a doença através de outros sintomas.

Entre eles, está o aumento do peso, e outros menos visíveis, como o relaxamento dos músculos da língua e da garganta, alterações do formato do pescoço e da cabeça e adenoides e amígdalas grandes.

Sonambulismo

Outra doença do sono bastante comum é o sonambulismo. Define-se o sonâmbulo como uma pessoa que não está nem dormindo, nem acordado.

Isso porque o sonambulismo ocorre quando a memória e a consciência dormem e a parte motora é despertada repentinamente, seja pelo ronco ou devido a um distúrbio epiléptico, ou mesmo, por um barulho qualquer.

Quando isso acontece, o sonâmbulo desperta e começa a andar ou dizer coisas desconexas. A pessoa que sofre deste distúrbio pode, ainda, abrir uma porta e sair de casa, bem como comer ou urinar.

No entanto, permanece com uma expressão facial estática e os olhos abertos e fixos. A medicina ainda não sabe identificar com exatidão as causas do sonambulismo, mas pode ser o ronco, distúrbios epilépticos ou remédios para dormir.

Os sonâmbulos também são difíceis de acordar, não lembram do ocorrido e quando são acordados podem reagir bruscamente.

Por isso, o mais adequado é encaminhar o sonâmbulo para a cama sem acordá-lo, mas se for necessário fazê-lo, é melhor usar somente palavras.

Bruxismo do sono

Já o bruxismo é outro distúrbio do sono, que se caracteriza pelo apertar com força e ranger dos dentes, involuntariamente.

Esta doença é mais comum em crianças, mas também ocorre em adultos. O ranger desgasta os dentes, podendo afetar a sua integridade.

Além disso, o bruxismo pode criar problemas nas articulações temporomandibulares (ATM). As suas causas também não são muito conhecidas, mas a tensão emocional e a má oclusão dentária podem ser algumas delas.

Para identificar este distúrbio do sono, basta observar se a pessoa faz ruído de ranger de dentes enquanto dorme, está com desgaste dentário, hipertrofia dos músculos mastigatórios e temporais ou outros problemas na região.

A pessoa que sofre de bruxismo também tem dores de cabeça, sonolência diurna e não dorme bem.

Jet Lag

O jet lag é uma doença do sono conhecida também como descompensação horária, ou seja, é um cansaço que ocorre devido a uma viagem, causado por alterações no ritmo circadiano, referente ao ciclo biológico.

Essas mudanças podem provocar alterações no funcionamento no organismo. É comum este distúrbio em pessoas que viajam para lugares distantes e que mudam rapidamente de meridiano.

Assim, a noção de dia e noite se perde. Por isso, pessoas que viajam para locais com fusos horários diferentes têm mais chances de passar por este distúrbio do sono.

O Jet lag também ocorre em pessoas que mudam o seu cotidiano e trocam o dia pela noite.

Problemas do sono em crianças

As crianças também podem ter distúrbios relacionados ao sono. No entanto, os problemas do sono em crianças se manifestam quando elas têm dificuldades para dormir.

Quando respiram de maneira ruidosa durante o sono, despertam no meio da noite com temor e mudam a rotina porque não dormem bem. Para resolver estes distúrbios, bastam alguns cuidados.

Entre eles, a criança deve ir para a cama em uma hora fixa, criando uma rotina, o seu quarto deve ser confortável, ela deve interagir com os pais, ao invés de ficar em frente da televisão, e evitar alimentos com cafeína antes de dormir.

Jéssica Gabriele

Jéssica Gabriele

Fundadora, editora e gerente da Colchaoboxcasal.com.br, especializada em colchões, marketing de conteúdo e mídia social relacionados a colchões e qualidade do sono.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Últimas Postagens